terça-feira, 29 de setembro de 2015

SUPER BOLSÃO 2016 do INSTITUTO SOUZA MOTTA.


***EDITAL BOLSÃO 2016***
A Direção do INSTITUTO SOUZA MOTTA torna público o presente Edital contendo normas, rotinas e procedimentos relativos ao Concurso de Seleção para ingresso no Ensino Fundamental (8.º e 9.º Anos) e Ensino Médio (1.ª à 3.ª Séries), deste Estabelecimento de Ensino para o ano de 2016 – SUPER BOLSÃO SOUZA MOTTA / 2016.
I – DO CONCURSO
1.1            Podem se inscrever no Concurso todos os alunos (exceto filhos de funcionários) que estão concluindo em 2015 ou já concluíram, a série anterior a desejada.
1.2            Os resultados do BOLSÃO SOUZA MOTTA / 2016 serão válidos para matrícula no Ensino Fundamental (8.º e 9.º Anos) e Ensino Médio (1.ª à 3.ª Séries) do INSTITUTO SOUZA MOTTA, sendo no entanto, essa matrícula condicionada á apresentação, após a publicação dos resultados deste concurso, da Declaração de Escolaridade, dentro do prazo legal, e do Histórico Escolar que comprove a aprovação do candidato na Série anterior a pretendida.
II – DA INSCRIÇÃO
2.1 O responsável poderá fazer a inscrição na Recepção do INSTITUTO SOUZA MOTTA, no link https://docs.google.com/forms/d/1T8SgAYTYQoUWI8egLANnyll8FhBPdYrJLY8gozXKfKo/viewform ou pelo Telefone 2773-1530, até o dia 09/10/2015, às 16 horas.
2.2 Caso o candidato seja portador de qualquer deficiência, necessitando de condições especiais para fazer as provas, o Responsável deverá descrever , por escrito o caso, no ato da inscrição, e após análise da situação, será constatado pela Direção para possibilitar o atendimento.
2.3 O candidato deverá trazer no dia da prova 1 lata de leite em pó, que deverá ser entregue antes da prova. Esses alimentos serão doados a Instituições beneficentes.
III – DAS PROVAS
3.1 Para realização das provas será indispensável a apresentação do Cartão de Inscrição.
3.2 Ao ingressar no INSTITUTO SOUZA MOTTA, no dia do concurso, o estudante será informado da sala onde irá fazer as provas.
3.3 O cartão de inscrição será recolhido na entrada da sala pelo fiscal e ficará anexado ao caderno de questões do aluno.
3.4 As provas do BOLSÃO SOUZA MOTTA/2016 serão realizadas em uma só fase, no dia 10 de outubro de 2015 (sábado), de 9h as 13h, versando sobre os conteúdos básicos para ingresso a série pretendida.
3.4.1 As provas constarão de questões incluindo Português, Matemática e Redação, assim distribuídas: 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática e 1 Redação (Adequação ao Tema, adequação ao tipo de texto, adequação ao nível de linguagem, Coesão e Coerência; Cada critério alcançado valerá 2,0 pontos).
3.5 O candidato deverá apresentar-se no local das provas às 8h30, munido do Cartão de Inscrição, caneta, lápis, borracha, apontador, e 1 lata de leite em pó. O candidato que chegar após às 9h, poderá ser impedido de fazer a prova.

IV – DOS RESULTADOS
4.1 O resultado será divulgado pela Rede Social Facebook do INSTITUTO SOUZA MOTTA, a partir das 12h do dia 23 de outubro.
4.2 Não serão fornecidos resultados por telefone ou e mail.
V – DAS BOLSAS DE ESTUDOS
5.1 Serão concedidas as seguintes bolsas, com especial atenção aos seguintes parâmetros:

Colocação Percentual concedido por Ano ou Série 

Realizará Prova do 7º 8º 9º ano do Ens. Fundamental e da 1ª e 2ª Série Ens. Médio 


1.º Lugar 100% 8º 9º ano Ens. Fundamental e 1ª 2ª 3ª Série Ens. Médio - 

Total de Pontos 40

2.º Lugar 50% 8º 9º ano do Ens. Fundamental e 1ª 2ª 3ª Série Ens. Médio - 


Total de Pontos de 30 a 39

3.º Lugar 30% 8º 9º ano do Ens. Fundamental e 1ª 2ª 3ª Série Ens. Médio - 


Total de Pontos de 20 a 29

4.º em diante 10% 8º 9º ano do Ens. Fundamental e 1ª 2ª 3ª Série Ens. Médio - 


Total de Pontos-  mínimo 15  

5.2 O Componente curricular Redação será o recurso no caso de empate.
5.3 As bolsas são válidas para o ano letivo de 2016.
5.4 Para o Classificado que já seja aluno do INSTITUTO SOUZA MOTTA em 2016 tenha direito a Bolsa, o responsável pelo pagamento deve estar adimplente;
5.5 O responsável pelo aluno bolsista pagará, a cada ano, a lista de material individual e coletiva, cujos valores podem ser obtidos na Secretaria do INSTITUTO SOUZA MOTTA.
5.6 Nas bolsas não estarão inclusos os valores devidos pelos serviços especiais de Recuperação Paralela, Progressão Parcial, Material Didático (Aquisição Obrigatória), Transporte Escolar, a segunda via do cartão de identificação, documentações, declarações, uniformes, a alimentação, excursões, festas e outros serviços estabelecidos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
5.7 No momento do resultado, o candidato receberá a lista dos documentos necessários à matrícula, que deverá ocorrer até o dia 06/11/2015, impreterivelmente, sob pena de perder a bolsa.
5.8 Será eliminado do BOLSÃO SOUZA MOTTA/2016 e conseqüentemente impedido de se matricular no INSTITUTO SOUZA MOTTA, o candidato que se comunicar, durante as provas, com outros candidatos, efetuar empréstimos de material, usar de outros meios ilícitos ou, ainda, praticar atos contra as demais normas contidas neste Edital.
5.9 Também será eliminado, a qualquer época, o candidato que houver realizado o BOLSÃO SOUZA MOTTA/2016 usando documentos ou informações falsas ou outros meios ilícitos.
6.0 Não será permitido o porte/uso de aparelhos eletrônicos de comunicação, relógios digitais, réguas de cálculo, calculadoras, como também será vedada qualquer consulta bibliográfica.
6.1 Não é permitido fumar nas dependências do INSTITUTO SOUZA MOTTA.
6.2 O candidato que estiver portando telefones celulares ou similares deve desligá-los durante a realização das provas, para evitar o incomodo aos demais candidatos. Será eliminado do Concurso o aluno que se utilizar  desses aparelhos durante as provas.
6.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Concurso, em última instância, pela Direção do INSTITUTO SOUZA MOTTA.
Boa Prova a todos.
Este Edital foi elaborado pela Coordenação e Direção Pedagógica do Instituto Souza Motta.

Duque de Caxias, 28 de setembro de 2015. 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

QUESTIONÁRIO - CURSOS TÉCNICOS


Qual o Curso Técnico mais necessário à nossa Comunidade? 
Este questionário é uma pesquisa de intenção sobre Cursos Técnicos que possam ser criados no Instituto Souza Motta.

Colaborem com nossa pesquisa preenchendo o formulário




      

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Imagem inline 1

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Prezado Responsável
Temos notado alguns indícios de Caxumba nas imediações de nossa Instituição de Ensino. Segue, manual de Orientação e prevenção.
Procure um Posto de Saúde mais próximo de sua residência, caso seja constatada qualquer alteração.
E o mais importante: Caso seja constatado, mantenha-o em casa !!!
Sintomas
caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar. Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade. Por isso, é necessário redobrar a atenção nestes casos e ter acompanhamento médico.
Transmissão
Altamente contagiosa, a caxumba é causada pelo vírus Paramyxovirus, transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera e as crianças são as mais atingidas.
Prevenção
A melhor maneira de evitar a caxumba é através da vacinação aos 12 e 15 meses de vida. Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença. É preciso, ainda, desinfectar os objetos contaminados como secreções do nariz, da boca e da garganta do enfermo. A vacinação de bloqueio é recomendada para quem manteve contato direto com pessoas doentes.
Fonte de Pesquisa:

Tríplice Viral

Em outubro de 2003, Bio-Manguinhos e a empresa GlaxoSmithKline assinaram um acordo de transferência de tecnologia da vacina sarampo, caxumba e rubéola (chamada Tríplice Viral), até então o único imunobiológico presente no calendário básico de vacinação ainda importado pelo Ministério da Saúde. A partir de 2004, foi iniciada a assimilação da tecnologia e o processamento final da vacina em Bio-Manguinhos. Ao final do processo de transferência de tecnologia, a vacina será totalmente produzida no Brasil, demonstrando o papel crucial do Instituto em relação à autossuficiência nacional neste setor.
vacina sarampo, caxumba e rubéola atende aos requisitos da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a fabricação de substâncias biológicas. Os ingredientes ativos da vacina trivalente são os vírus vivos atenuados do sarampo (cepa Schwarz), da rubéola (cepa Wistar RA27/3) e da caxumba (cepa RIT 4385 derivada da cepa Jeryl-Lynn), produzidos em substratos celulares e células diploides. Os bulks (concentrados virais) monovalentes de rubéola, sarampo e caxumba são misturados juntamente com volumes apropriados de excipientes e estabilizadores. A vacina trivalente é, então, envasada e liofilizada.
Apresentação do produto: 10 doses.

Tetravalente Viral

calendário básico de imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) passou a contar, a partir de setembro de 2013, com a vacina tetravalente viral que inclui a imunização contra a varicela (catapora), além de sarampo, caxumba e rubéola, já contempladas na tríplice viral.
vacina tetra viral é recomendada em dose única, para crianças de 15 meses a 23 meses e 29 dias, desde que a criança já tenha recebido a primeira dose da tríplice viral, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses e nascido a partir de 01/06/2012. 
Até então, esse imunizante era importado e ofertado apenas na rede pública em caso de surtos ou campanhas específicas, por meio de transferência de tecnologia, o Brasil está produzindo a vacina contra varicela que substituirá a segunda dose da tríplice viral.
Apresentação do produto: 1 dose.
Bio-Manguinhos/Fiocruz 2014
Este Portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores. Equivalente à CC-NC-BY.
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, RJ - CEP: 21040-900 | SAC 08000 210 310 - Fax: (21) 2260-4727

CONSELHO DE CLASSE 3º BISMETRE

ENSINO FUNDAMENTAL 
6º AO 9ºANO
2ª feira (21/09)
Turno da manhã: os alunos do 6º ao 9º ano  sairão às 10:00 horas;
 Os demais sairão em horário normal.
Turno da tarde: Horário normal.

ENSINO FUNDAMENTAL  
1º AO 5º ANO
3ª feira (22/09)
Turno da manhã: os alunos do 1º ao 5º ano sairão às 10:00 horas;
Os demais sairão em horário normal.
Turno da tarde: Horário normal.

EDUCAÇÃO INFANTIL
3ª feira (22/09)
Turno da manhã: NÃO haverá aula;
 Os demais sairão em horário normal.
Turno da tarde: Horário normal.

 


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

MARATONA ENEN NO INSTITUTO SOUZA MOTTA


**AULAS AOS SÁBADOS - INÍCIO 12/09 * TÉRMINO 17/10
                                       
  HORÁRIO: 13:30H ÀS 17:50H

  VALOR: R$ 30,00 (POR SÁBADO)

A CADA 5 INDICAÇÕES PAGANTES, 
QUEM INDICA FICA ISENTO DA TAXA.

  MATRÍCULAS 2023 Acesse nosso WhatsApp pelo link e deixe seu nome e série pretendida para matrícula, para que nossa equipe entre em contato...